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nucleo IS
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Número de Mensagens : 60
Data de inscrição : 27/01/2009

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MensagemAssunto: Regras   Regras Icon_minitimeQui Fev 12, 2009 11:38 am

Regras de utilização do Fórum de IS - RESUMO

.: Leia a versão completa das regras no post seguinte :.

• Todos os Users tem os mesmos direitos e deveres no fórum, devendo cumprir estas regras. Existem regras específicas para determinados forums. Caso não concorde com as mesmas poderá pedir para ser cancelada a sua inscrição no Fórum através de uma PM para um Administrador.
• Não é permitido no fórum: pornografia, pirataria, xenofobia / racismo, esquemas em pirâmide para obtenção de regalias e tudo o que esteja contra a Lei.
• Os Users podem-se expressar livremente, desde que respeitando os outros Users e as regras do fórum. Não há limite para o número de posts, no entanto não é permitido SPAM no fórum. Abusos podem conduzir à suspensão ou consequente expulsão (ban) do fórum. O uso de smilies, line breaks, imagens, cores, tipo de letra e capslock deve, ser também cuidado, de forma a não tornar as threads/posts ilegíveis ou confusos.
• Crie as threads no sub-fórum apropriado. Evite criar threads repetidas ou para assuntos já existentes; use o search antes de criar uma thread.
• Os membros do Staff (Administradores e Moderadores) podem apagar ou alterar qualquer post/thread que prejudique a estabilidade do fórum e que vá contra as regras do Fórum.
• Qualquer esclarecimento ou comentário sobre a actuação do Staff deverá ser feito pela criação de uma thread no fórum Duvidas e Sugestões.
• Os nicks (User name) não devem conter calão, ser confundíveis com membros do staff ou com outros membros registados, ou promover sites/produtos/marcas, podendo ser alterados pela administração do fórum.
• As assinaturas não devem ser demasiado grandes. Assinaturas e avatares não podem ser aproveitados para publicitar produtos/sites.
• O cumprimento das regras é obrigatório, mas acima de tudo aconselha-se bom senso a todos os utilizadores para garantir um bom funcionamento do fórum, sem atritos ou flames desnecessários.

Recorda-se que o não cumprimento de qualquer uma das regras será motivo de sanção, que poderá ir desde de um aviso até à restrição de acesso a um ou mais Fóruns, ou inclusive a suspensão temporária ou BAN definitivo do Fórum.


Todos os Users deverão cumprir as regras do fórum sem excepção.

post adaptado do Fórum ZWAME
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MensagemAssunto: Re: Regras   Regras Icon_minitimeQui Fev 12, 2009 11:44 am

Regras de utilização do Fórum de IS



Para usar este Fórum o Utilizador (User ou Membro) terá de respeitar estas regras. Caso não concorde com as mesmas poderá sempre pedir para ser cancelada a sua inscrição no Fórum através da criação de um tópico no subfórum Duvidas e Sugestões.

Entende-se por Membro ou User, uma pessoa que se tenha registado, de modo a poder usar o Fórum de uma forma activa ou passiva. Não é necessário um registo para consultar o fórum, contudo o mesmo é necessário para se poder participar e para consultar áreas genéricas do fórum, quando atingido o estatuto para tal.

Apenas é permitido um registo por pessoa (utilizador). Caso sejam detectados clones de utilizadores já registados os mesmos serão sancionados.

A utilização do fórum de IS é um privilégio e não um direito, pelo que os seus Users devem respeitar as regras em vigor, que visam garantir o bom funcionamento do fórum e criar um sistema de igualdade para todos os membros.


1. Direitos e deveres
Todos os Users têm os mesmos direitos e deveres independentemente da hierarquia que têm no fórum (ver abaixo hierarquia, ponto 12).

2. Liberdade
Os Users são livres de expressar as suas opiniões como quiserem e entenderem sobre o tema que entenderem. Não obstante, não é permitido no fórum (em qualquer forma - seja ela texto, imagem ou outro qualquer tipo de meio):
• Pornografia (imagens explicitas, órgãos sexuais, links, etc. (são permitidas imagens de erotismo no fórum "Babes"));
• Sites ou links para software pirata ou que visem à obtenção de software pirata;
• Xenofobia / racismo / violência (e/ou promoção da mesma);
• Esquemas em pirâmide para obtenção de qualquer tipo de regalias;
Deve ser ainda tomada em consideração a Legislação Portuguesa e comunitária, especialmente no que concerne à protecção dos Direitos de autor e copyright.

3. Participação
Dá-se liberdade aos Users para fazerem o número de posts que entenderem por dia, contudo haverá um controlo por parte dos Moderadores para evitar a multiplicação de mensagens sem qualquer interesse (SPAM). Se um User abusar do SPAM, será notificado pelos Moderadores, de modo a corrigir o seu comportamento.
O User é também incentivado a escrever correctamente, de uma forma legível para todos os outros utilizadores.
Se o User reincidir em comportamentos que vão contra as regras do fórum, então será suspenso ou banido do fórum.

Os posts colocados pelos Users são de consulta pública para todos os membros

Smilies
É Aconselhável não fazer uso excessivo e incessante de smilies, quebras de linha, cores, e tamanho de letras demasiado grande. Quanto mais "complicado", mais confuso se torna o texto, logo mais difícil de ler. Faça as coisas o mais simples possível.

No caso do post ser ilegível, poderá ser editado pelos membros do staff, no que diz respeito
à formatação, e não o seu conteúdo.

4. Criação de tópicos (threads)
As threads deverão ser criadas dentro do Fórum correspondente. Na eventualidade de nenhum dos fóruns corresponder ao tema do seu post, devem-no colocar no fórum Geral (quando acessível ao utilizador). Os Moderadores poderão alterar a colocação do post para um fórum que seja mais indicado.


5. Respeito pelos outros
Não são permitidos posts que contenham calão, agressões verbais, ofensas pessoais aos Users sob nenhuma circunstância, mesmo para responder a comportamentos menos condignos por parte de outro "User". Se tal acontecer, deverá ser enviado um Report this post ou aberto um tópico no subforum Duvidas e Sugestões.
Comportamentos deste género poderão levar à expulsão do Fórum. Se um User se sentir ofendido deve imediatamente reportar a situação a um membro do staff. Qualquer utilizador deste fórum que por motivo algum insultar outro utilizador, será banido do fórum. O mesmo se aplica a um User que responda a insultos com insultos (a acção correcta quando se é insultado é fazer um report ao post em vez de responder).


6. Uso do search
Não devem ser colocados tópicos com perguntas ou assuntos já iguais a tópicos já existentes (antes de se criar um novo tópico deve-se primeiro procurar se o tema já foi tratado).

Em caso de tópicos com o mesmo conteúdo, o staff poderá dependendo do conteúdo existente encerrar (com devida fundamentação) ou mover o tópico repetido. Questões sobre esta alteração deverá ser criado um tópico no Duvidas e Sugestões.


7. Promoção de outros sites
Não é permitida a promoção de sites ou de fóruns com fins comerciais, sem primeiro obter permissão por parte do Staff do fórum, que deverá ser sempre consultado pela criação de um tópico no subfórum Duvidas e Sugestões antes da colocação de qualquer thread com este objectivo.
Esta regra aplica-se não apenas a threads ou posts, mas também a assinaturas e avatares.


8. Moderação
Os Moderadores deste Fórum reservam o direito de apagar ou alterar qualquer tipo de post/thread que prejudique a estabilidade do mesmo e que vá contra as regras do Fórum. Não será enviada PM ao User com a justificação, no entanto a mesma poderá ser pedida ao Moderador pelo User via fórum Duvidas e Sugestões apenas.
Deve ter-se em conta também a hierarquia de moderação para cada fórum. Esta hierarquia pode ser consultada aqui no ponto 12.


9. Resolução de problemas
A todos os membros é pedido para que qualquer assunto que considerem menos bem resolvido por alguém do staff, o favor de efectuarem a respectiva exposição a um Administrador. Qualquer thread aberta com um pedido de esclarecimento ou reclamação noutro local que não no sub-forum Duvidas e Sugestões, será apagada e será considerada contrária às regras.


10. Regras específicas de Fóruns
Cada Fórum pode ter regras individuais, estas estarão numa thread sticky dentro do respectivo fórum. Essas regras deverão ser consideradas como uma adição às regras acima mencionadas.


11. Assinaturas, avatares e usernames
Os Users devem respeitar as regras das assinaturas e avatares de modo a tornar o fórum o mais "legível" possível para todos. É de lembrar que o mais importante é o conteúdo das mensagens/tópicos e não a assinatura/avatar.
Qualquer username, avatar ou assinatura que seja calão, pornográfico ou intencionalmente provocatório será alterado ou eliminado pelo staff sem qualquer aviso prévio.

Assinaturas
Assinaturas que sejam claramente abusivas aos limites serão apagadas sem aviso prévio.

Em caso de abuso da utilização de assinaturas o utilizador pode ser impedido de utilizar as mesmas.

As Regras das assinaturas são indicativas, não serão apagadas assinaturas que não respeitem exactamente estes limites, desde que estejam dentro dos limites do razoável e do bom senso.

Avatar
As regras dos avatares são definidas na própria configuração do Fórum, não sendo possível passar estes limites.

Assinaturas ou avatares que façam publicidade explícita a sites comerciais que não tenham a ver com a natureza do Fórum, ou que seja nitidamente uma tentativa de angariar clientes, serão apagadas sem aviso prévio, e o User poderá ser banido (em caso de reincidência).

Alguns exemplos:
• "Sponsored by www.mousesazuis.pt - Mouses Azuis": OK
• "www.mousesazuis.pt ==> melhores preços em Portugal": NOT OK
• "www.pescoassim.pt - site sobre o meu clube de pesca": OK
• "www.pschipadas.pt - chipo playstations": NOT OK
Username (nicks)
Não serão tolerados nicks que:
• Contenham calão;
• Sejam nomes de sítios na Internet e/ou nomes de empresas;
• Sejam endereços de sites;
• Sejam endereços de correio electrónico;
• Sejam uma tentativa de se fazer passar por outro User já registado;
Cores dos nicks:
• Verde Claro: Moderadores/Administrador
• Azul Claro: Caloiros
• Verde azulado: Semi-Doutores
• Verde: Doutores
• Verde Escuro: Veteranos

12. Hierarquia dos Users do Fórum.
• Administrador: User responsável pela gestão Global do Fórum.
• Moderador: User com capacidade de Moderar um ou mais fóruns específicos.
• Todos os outros Users: todos os outros Users têm os mesmos previlégios e direitos.

13. Bom senso
Este Fórum rege-se pelo bom senso dos seus utilizadores. Qualquer User que tente contornar as regras deliberadamente, em benefício próprio ou para prejudicar o Fórum será imediatamente advertido, e poderá levar à expulsão.



Recorda-se que o não cumprimento de qualquer uma das regras será motivo de sanção, que poderá ir desde de um aviso até à restrição de acesso a um ou mais Fóruns, ou inclusive ao BAN temporário ou definitivo do Fórum.

Todos os Users deverão cumprir as regras do fórum sem excepção.[u]

post adaptado do Fórum ZWAME
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